Imagens Profissionais - Depositphotos

Como associar um tipo de arquivo a um determinado programa?

Se este artigo lhe ajudar, por favor, considere em me ajudar também. Obrigado.

Pessoal hoje vou falar sobre associação de arquivos com programas. O que isto quer dizer? Bem, você já deve ter clicado duas vezes em um arquivo do tipo .jpg e este abre com o visualizador do Windows. Pois bem, isto é uma associação do arquivo .jpg com o programa visualizador de arquivos. Algumas vezes arquivos de qualquer extensão perdem a associação com o programa original instalado, então ao clicar duas vezes sobre o arquivo este não abre mais o programa que costumava estar associado. Isto geralmente ocorre quando se instala um programa diferente que também utiliza o mesmo tipo de arquivo e este acaba associando ao novo programa instalado e perde a associação com o programa anterior ou quando nós mesmos mudamos manualmente. Muitas vezes também ao clicar duas vezes sobre o arquivo podemos querer mudar a associação de um tipo arquivo para que este abra com um determinado programa de nossa preferência e não com o programa padrão.   É possível mudar tal associação de qualquer tipo de arquivo para abrir com outro programa, desde que o programa suporte abrir tal tipo de arquivo/extensão, claro. Vamos dar um exemplo fictício. Vamos supor que ao clicar duas vezes em seus arquivos com extensão .jpg (imagens) este só abre em seu editor de imagens, mas você não quer mais abrir este arquivo no editor e sim quer visualizá-lo no visualizador do Windows. Então como fazer para mudar tal associação do seu ‘Editor Gráfico’ para o ‘Visualizador de imagens e fax do Windows’? Simples, basta seguir os passos abaixo:

Windows XP
- Selecione um arquivo .jpg;
- Clique com o botão da direita e clique em “Abrir com”/”Escolher Programa…” que irá abrir a janela abaixo. Caso não apareça o item de menu ‘Abrir com’, selecione o arquivo com a tecla SHIFT pressionada:

- Em programas escolha ‘Visualizador de imagens e fax do Windows’;
- Logo abaixo marque a caixa de seleção “”sempre usar o programa selecionado para abrir este tipo de arquivo”;
- Clique em OK.

Pronto! Agora sempre que você clicar duas vezes em um arquivo com a extensão .jpg, este abrirá com o ‘Visualizador de imagens e fax do Windows’ e não mais com seu ‘Editor Gráfico’. Caso você queira utilizar um programa que não aparece nesta lista ‘Programas’, basta clicar no botão ‘Procurar…’ e procurar o arquivo executável (.exe) de seu programa desejado.

Uma mão lava a outra: Se este artigo lhe ajudou, por favor, me ajude contribuindo com qualquer quantia via PagSeguro ou via PayPal para me incentivar a criar novos artigos e ajudar a cobrir os custos do site. Compartilhe este artigo também com seus amigos usando os ícones abaixo. Obrigado!


Arquivdo sob: Dicas e truquesProgramasSistemas operacionaisWindows XP

Tags:



Minhas imagens mais recentes no Dreamstime.







RSSComentários (0)

Trackback URL

Deixe um comentário

me avise ao postarem uma resposta.