Problema com o flash embutido da Canon Xti/400D, T2i/550D, 60D ou 40D que não levanta?

Se este artigo lhe ajudar, por favor, considere em retribuir também. Obrigado.

Olá pessoal. Fiz mais um vídeo mostrando como consertar o flash embutido que não levanta em algumas câmeras Canon, mas que não acusam nenhuma mensagem de erro e não dá nenhum sinal de vida. Espero que possa ser útil para vocês. Eis alguns modelos em que a dica funcionou: Canon XTi/400D, Canon T2i/550D, Canon T3i/600D, Canon 60D, Canon 40D e outras.

Se gosta de ler e quiser ver uma história mais longa, vou lhe contar aqui uma experiência que tive com uma câmera da Canon e compartilhar com vocês uma dica para sanar o problema. Talvez um dia você possa passar pelo mesmo problema e você mesmo poderá arrumar a sua câmera sem ter que gastar qualquer dinheiro e tempo enviando-a para uma assistência técnica ou de volta para loja. ;0) Algum tempo atrás eu abaixei a atualização do Firmware v1.1.1 para a EOS Digital Rebel XTi (400D) e notei que após isto meu flash embutido não levantava mais, coincidência? A câmera estando na zona automática ou apertando o botão do flash na zona criativa (P, Tv, Av, M, A-DEP) o flash embutido não levantava de forma alguma, mas quando eu conectava um flash externo, como o 580EXII da Canon, o flash externo disparava normalmente, ao retirá-lo novamente o flash embutido continuava não funcionando. Eu não sabia se era uma enorme coincidência que a XTi havia quebrado, se era algum problema causado pela atualização do Firmware 1.1.1 ou ainda se eu havia mudado alguma configuração na câmera por engano. Bem, para tentar arrumar, eu havia tentado um monte de coisas como: 1) Contatei o suporte da Canon nos EUA para tentar localizar o link do firmware anterior ou se eles sabiam o que poderia estar acontecendo, mas eu consegui sanar o problema antes do retorno do suporte e estou esperando até hoje o retorno e nada. Já faz muito tempo; 2) Eu ‘resetei’ as configurações da câmera através do menu e removi a bateria e não funcionou também; 3) Eu fiz o ‘Reset de Fábrica’ tirando as duas baterias e todos os demais passos e nada; 4) e muitas outras tentativas… Bem, não foi nenhum problema de atualização de Firmware e nem alguma configuração alterada na câmera.
Se você tem usado ultimamente o Speedlight ou qualquer outro flash/radio flash/nível de sapata na sapata, existe uma pequena tira de metal no trilho da sapata e sob esta um pequeno botão como se fosse um relê que desativa o flash embutido ao se conectar um flash nesta sapata cortando o contato elétrico. Então o que ocorre é que esta pequena tira de metal, do lado direiro e/ou lado esquerdo da sapata, tem a tendência ocasionalmente de ficar travada para baixo mantendo pressionado o botão/relê após retirar o flash/radio flash da sapata, fazendo assim com que a câmera ache que ainda há um flash na sapata e não levanta o flash embutido. Para resolver o problema basta desligar sua câmera e usar um palito de dente e forçar gentilmente a tira de metal para cima, fazendo assim com que levante o pequenino botão sob ela, voltando assim a posição original de quando não há um Speedlight ou outro acessório na sapata da câmera. Compare os dois lados, pois como dito anteriormente, a sapata tem esta tira de metal dos dois lados. Ligue novamente a câmera e tudo tende voltar ao normal. Bem, funcionou para mim. Oba, agora o flash embutido volta a funcionar. ;0) Espero que esta dica possa ajudar mais alguém.

(*) Segundo retorno do leitor.

Se algo aqui no iLucato foi útil para você, considere em retribuir das seguintes formas:1 - Contribua aqui com o montante que achar justo pela ajuda recebida e me empolgue a criar novos videos e artigos; 2 - Compre Equipamentos e Acessórios para Fotografia e outros com Lucato ML no MercadoLivre. São mais de 12 anos no MercadoLivre e 100% de reputação positiva. Obrigado antecipadamente.


Arquivdo sob: DestaquesDicas e truques

Tags:



Minhas imagens mais recentes a venda no Shutterstock:








RSSComentários (184)

Deixe um comentário | Trackback URL

  1. Wallace Alves Ribeiro Google Chrome Linux says:

    Nossa nem sei como agradecer, estou morando na Espanha em Ibiza e ia ter que mandar a minha 60D pra Madrid só de frete eu iroa gastar uma fortuna e graças á você meu problema foi solucionado. Muitíssimo obrigado!

  2. Valbet Google Chrome Windows says:

    um milhão de abraços meu amigo deu tudo certo aqui obg

    • Que bom que deu certo Valbet. Se você precisar de acessórios para fotografia, veja os itens que tenho a venda clicando aqui ou qualquer dúvida sobre os produtos, não hesite em me contactar. Sucesso e bom fim de semana.

  3. Kaue Bregola Google Chrome Mac OS says:

    Fiz esse precedimento e acho que o pino esta travado, deve desparafusar a sapata? oque devo fazer?

    • Kaue, a câmera por um acaso está dando Err5 ou o flash fica tentando levantar, mas parece que está travado. Caso seja isso, pode ser este outro problema, aconselho a ver este meu outro artigo primeiro e foi resolvido. Se não for isso tente ver este outro artigo em outro blog (Inglês). Falando sobre câmera e fotografia. Se você precisar de acessórios para fotografia, veja os itens que tenho a venda clicando aqui ou qualquer dúvida sobre os produtos, não hesite em me contactar. Boa sorte e bom fim de semana.

    • Kaue Bregola Google Chrome Mac OS says:

      Nao aperce erro nenhum… apena qdo seleciono Built-in flash func. setting aparece “This menu cannot be displayed. An accessory is attached to the camera hot shoe”.
      Acredito que o pino na sapata esteja afundado.. pois jah tirei a parte de cima da sapata onde aparecem os parafusos. alguma solucao?

    • A solução é a apresentada no vídeo neste artigo para tentar soltar o pino. Outra tentativa é colocar e tirar repetidas vezes um flash externo para ver se desemperra o pino se você não está conseguindo fazer isso manualmente tendo acesso ao pino, ou ainda, seguir os passos como no outro artigo em inglês que lhe indiquei para tentar corrigir o problema. Boa sorte.

  4. Ana Cristina Google Chrome Windows says:

    Olá!!!

    Muito obrigada!!! Tenho tentado usar o flash e não consego, li o manual e nada. Estava até agora usando sem o flash e hoje resolvi sentar para resolver este problema. Ainda bem que essa foi a primeira página que abri, pois já ia para assistência técnica.

    Valeu mesmo!!!!

    • De nada Ana. Feliz 2017 para você e sua família. Como agradecimento veja minha lista de equipamentos e acessórios para fotografia no Mercado Livre, quem sabe algo possa lhe interessar. Veja a lista clicando aqui. Felicidades.

  5. Miriam Lopes Google Chrome Linux says:

    Ola !
    Eu tenho um Canon 7D..
    Mas o flash não levanta.
    Ja mexi no menu e nada.
    eu vi estas dicas que o senhor deixou..
    e acho mesmo isso porque antea dele estar fazendo isso eu coloquei um speedlight e desde aquele dia ele não levanta..
    Ja levantei os metais e nada..
    não tem mais nenhuma ideia ? ?

  6. Lorra Google Chrome Linux says:

    Cara, vc salvou minha vida kkkkkk deu certo demais! O pininho q tava travado. Muito obrigada!

  7. Fábio Kelim BRAZIL Google Chrome Windows says:

    Meu brother, vou te confessar que quase tive um treco aqui, fui fotografar a formatura de minha cunhada a noite com minha Canon D60 e não levei o Flash externo pois estava sem bateria, logo já havia testado ele na camera, fiquei de usar apenas o embutido da própria câmera, e o que aconteceu lá na hora?? ELE NÃO QUERIA ABRIR!!! pensa em um cara desesperado, pois é era eu, entrei em pânico mexendo nas configurações para ver se sanava o problema antes de começar o cerimonial, fiz de tudo que vc falou na sua postagem e nada. Então, infelizmente perdi as fotos dela. E hoje achei vc falando do que poderia ser e vou te confessar. MUITO OBRIGADO MEU AMIGO!!! DEU CERTO!!! Limpei os contatos e ela voltou a funcionar, muito agradecido mesmo vou ficar mais atento a esse detalhe. vlw

    • Que bom Fábio que deu certo e que aprendeu duas coisas: Uma a arrumar o flash pop-up e outra a ler o artigo por completo. :0) Um abraço e boas festas para você e sua família.

  8. Eli melo Safari Mac OS says:

    Parabéns amigo! Funcionou na minha 60d! Espero que não volte a dar o problema! Muito obrigado mesmo!

  9. CMM Mozilla Firefox Windows says:

    Resolveu meu problema. Muito obrigado !

  10. Fernanda Safari Mac OS says:

    Oi! Eu li o seu post e verifiquei que os meus pininhos estão levantados, porém o flash ainda não abre. A minha camera é uma T5i. Queria saber se você tem um tutorial de como desmonta o flash. Porque eu acho que o pininho preto do lado esquerdo entrou no buraquinho e por isso o flash não levanta.

    • Olá Fernanda, bom dia. Aconselho a ver a resposta que dei aqui nos comentários para Edjailson e também a anterior para Vanessa veiga. Espero que possam ser úteis para seu caso. Falando sobre câmera e fotografia, se você precisar de acessórios para fotografia, veja os itens que tenho a venda clicando aqui ou qualquer dúvida sobre os produtos, não hesite em me contactar. Boa sorte e um ótimo dia.

  11. Vanessa veiga BRAZIL Google Chrome Linux says:

    Meu deus que faço eu minha câmera funviolava normal o flash fui numa festa ele parou dar erro 5 falá que flash não tá conectado então não sei que faço minha uma canon t3i agora minha acho que só tem um botão do lado direto não sei que faço

    • Olá Vanessa. Este erro é porque o flash está travado. Algo está segurando e impedindo abrir. Você pode apertar o botão lateral e ao mesmo tempo forçar gentilmente para levantar. Aconselho a procurar no Google pelo texto canon t3i error 5 flash
      Boa sorte.

  12. Igor Safari Mac OS says:

    Pinguin,
    Cara, infelizmente eu não consegui sanar o problema do Flash interno da minha Canon t3i.
    Vendo por foto parece que os pinos estão emperrados, o que devo fazer? Levar na assistência?

    • Olá Igor, bom dia. Veja nesta foto, se está conseguindo mesmo visualizar o pininho preto emperrado e se consegue liberá-lo. Caso não esteja conseguindo levantando o metal ou mesmo apertando e soltando o pininho, você pode tentar soltar a chapinha como neste artigo para ter um acesso melhor aos pinos. Se não, aconselho a levar na assistência mesmo.

  13. Edjailson Google Chrome Linux says:

    Tenho uma 60d e ela esta com um problema no flash embutido, o flash ate levanda mas a câmera ainda fica tentando levandar como se o flash não tivesse levandado então aparece o erro 5 e pede para desligar a câmera. VC acha que o problema pode ser igual ao seu porque nunca usei nenhum flash externo.

    • Olá, bom dia Edjailson. O problema não é igual a este e nem a solução. Quando levanta o flash pode observar que tem um pino que pode estar travado. Se empurrar levemente ele pode destravar. Quanto a este outro problema, aconselho a ver este meu outro artigo primeiro e foi resolvido. Falando sobre câmera e fotografia. Se você precisar de acessórios para fotografia, veja os itens que tenho a venda clicando aqui ou qualquer dúvida sobre os produtos,ão hesite em me contactar. Boa sorte e bom fim de semana.

  14. Ricardo Google Chrome Linux says:

    Valeu mesmo. Não é nenhum pininho, são duas laterais inteiras.As minhas pareciam estar corretas , mas bastou dar uma levantada e voltou a funcionar normalmente.

    • Olá Ricardo, que bom que deu certo. Não sei qual câmera que deu certo para você, mas na verdade tem o “pininho” sob a lateral inteira. A seta na imagem 2 mostra a posição do “pininho” sob a lateral, a imagem está pequena, mas nesta imagem você consegue ter uma visão melhor.

  15. Thais UNITED STATES Google Chrome Linux says:

    Olá,

    A minha está com esse problema. Verifiquei e é percebi que apenas um lado tem esse “botãozinho”. Esse botão tem dos dois lados? Ou apenas em um? Porque se tiver nos dois, acredito que o botão de um dos lados entrou. :/

    • Olá Thais. Se passar a marca e modelo da sua fica mais fácil em poder tentar lhe responder. Creio que seja dos dois lados. É possivel desmontar o metal e verificar. Creio que até já postei um link sobre isso nos outros comentários. Precisa tentar localizar.

  16. Andre Oliveira BRAZIL Google Chrome Linux says:

    Parabéns pelo artigo!
    Na minha 60D resolveu!
    Muito obrigado msm!

    Muito sucesso pra e Deus te abençoe!

    Sds.
    Andre Oliveira Fotografia

  17. marcelo lopes BRAZIL Mozilla Firefox Windows says:

    valeu sua dica resolveu meu problema

  18. sergio Google Chrome Windows says:

    OLÁ, SUA POSTAGEM ME AJUDOU, EU ESTAVA COM O MESMO PROBLEMA SEGUI SEU PASSO A PASSO E RESOLVI O PROBLEMA ,MUITO OBRIGADO!

  19. Maira Google Chrome Windows says:

    Olá, Boa noite!
    Estou desesperada, essa pecinha de metal caio da minha sapata, o flash não despara mais… Me ajude se puder. Onde encontro essa peça? ja procurei na net e não encontro nada :(

  20. Megh Araújo Google Chrome Linux says:

    Muito obrigada, salvou minha vida.
    Consegui fazer isso com a Canon Eos Rebel T3i.
    Muiiiitoooooooo obrigadaaaaaaaaaa <3

    • Olá Megh, que bom que com a ajuda do meu artigo voltou ao normal, assim você não precisa gastar um tostão com assistência técnica. Se quiser retribuir comigo com uma pequena contribuição, veja como clicando aqui. ;0)
      Boa semana.

    • Igor Safari Mac OS says:

      Meg, quando a sua câmera t3i Rebel tinha esse problema, quando você clicava no botão do Flash interno a câmera fazia algum barulho?
      Não consegui arrumar a minha.

  21. Fernanda Belotti Google Chrome Linux says:

    Vc é um gênio!
    Me ajudou muito o truque do flash

  22. Andrieferson BRAZIL Mozilla Windows says:

    Mano foi no primeiro dia que fui usar a câmera e vi que tinha esse problema no meu flash, graças a sua publicação consegui resolver meu caso, entrei no outro site que você indicou e mesmo com receio acabei retirando a sapata, fiz uma limpeza bem cuidadosa com álcool e cotonete, e como eu havia perguntado na T3i não tem o pino esquerdo e nunca tinha sido usado flash externo pela ex dona, isso que me preocupou mas a graças a sua força depois da limpeza ta tudo ok, é só precisar que ele ta levantando. Parabéns por ajudar o próximo e valeu mano! ?

  23. Gostei muito da dica, a minha camera havia dado esse problema. e com calma seguindo a intuição fui pesquisando e encontrei seu site. Formidável, parabéns e aqui fica o meu muito obrigado.

  24. paulo PORTUGAL Google Chrome Windows says:

    Muito obrigado a dica foi mesmo util. abraço

  25. Tenho uma canon t3 o flasch não funcionava. Limpei com a tampa de uma caneta conforme instruções acima e ele voltou a funcionar. Dica foi 100% eficiente. Obrigado!

  26. Armando Filho BRAZIL Google Chrome Windows says:

    Boa noite amigo, tenho uma canon eos 600d o flash da minha camera levanta mas nao dispara,tem uma informaçao na tela que diz busy, traduzi (ocupa),ja fiz de tudo e nao dispara de jeito nenhum, vc poderia me ajudar, acabei de comprar de uma amiga e ela tambem nao sabe me dizer o que é.
    desde ja agradeço.

    • Bom dia Armando. Você não informou em que modos está ocorrendo ou se em todos os modos (Tv, Av, M, automático, etc), se está tirando várias sequenciais com flash, etc. Podem ser n fatores. Um deles, o capacitor no circuíto do flash precisa ser carregado antes de disparar (Tempo de reciclagem do flash). Pode ocorrer da bateria estar fraca, tente outra. Talvez possa estar com problema no circuíto ou no capacitor que recarrega o Flash e tenha que levar para a assistência técnica. Antes tente um flash externo se tiver para ver se o problema persiste. Além do flash, a mensagem ‘Busy’ diz que a câmera está ocupada por algum motivo, como software interno trabalhando para tratar a imagem, gravando no cartão (cartão lento classe baixa ou com setores defeituosos ou ainda cartão com pouco espaço ou outro – Procure utilizar cartãos classe 10.), etc. Eu poderia dizer que uma das opções abaixo pode dar certo:

      1. Tente resetar todas as configurações de sua máquina pelo Botão Menu > Vá na 3a chave de boca > Selecione Clear settings > Clear all camera settings > OK;
      2. Se não resolver, tente desligar “Off” a opção “Long Exposure Noise Reduction”, pois após a exposição a câmera leva o mesmo tempo de exposição para reduzir os ruídos, deixando a câmera ocupada. Melhor fazer isso no tratamento de imagem/pós processamento.
      3. Desligue a câmera, tire a bateria, lente e o cartão. Deixe desligada por 5 minutos e use uma bateria totalmente carregada, mude para o modo Auto+ e coloque a bateria/cartão e ligue novamente e teste;
      4. Checar se necessita de update no Firmware.

      Me dê um feedback se uma das duas opções solucionou seu problema. Boa semana.

  27. Keila Figueira Safari Mac OS says:

    Boa tarde, minha câmera é a Canon EOS 7D, e está sem acionar o flash interno, fala que o externo está conectado, sem está. Fiz o que recomendou mas não deu certo, você teria outra opção?
    Obrigada,
    Keila

    • Boa tarde Keila. Bem eu aconselho algumas outras tentativas:
      1. Coloque e retire o flash externo algumas vezes para ver se desemperra o pininho e test. Em minha opinião, ainda é o pininho;
      2. Remover a bateria e deixa uns 3 minutos e coloca novamente e teste;
      3. Existe a possibilidade de retirar a chapa que abaixa o pino para testar se levanta ou não e ainda uma “gambiarra” para trocar o pino. Veja este artigo de outro blog;
      4. Como mostrado no artigo, tente levantar dos dois lados com palitos, para ver se na sua tem o pino em ambos os lados e um pode ter emperrado e tente levantar o pininho;
      5. Veja se não tem alguma configuração (CF) de flash externo que possa ter alterado, que acaba desativando o interno.
      Boa sorte e dê um feedback se conseguiu algo.
      Boa semana.

  28. williams Google Chrome Linux says:

    Muito obrigado amigão, mim ajudou muito!!!

  29. marcos BRAZIL Google Chrome Windows says:

    Valeu pela grande dica amigão, eu tava achando que fui enganado pelo antigo dono da camera. DEUS te abençoe!!!

    • De nada Marcos. Feliz que voltou ao normal com minha dica, assim não precisa desembolsar uma grana extra e tempo com assistência técnica ou mesmo o trabalho de devolver ao antigo dono.
      Ah, se quiser retribuir, veja como clicando aqui. ;0)
      Bom fim de semana.

  30. Marcio Oliveira BRAZIL Google Chrome Windows says:

    Olha quero agradece e muito pois nesse momento eu tinha vendido á minha CANON EOS 60D tentei todas as opções citadas pelo nosso amigo levei a uma assitencia e eles me cobraram pra arrumar R$ 80,00 reais, liguei hoje mais cedo pra saber se ja haviam consertado e achado o erro. pois bem disseram que não e eu precisava dessa maquina para entregar ao comprador funcionando com flash para concretizar a venda que ja havia sido paga. foi por deus eu fiquei hoje pensando nossa oque eu vou fazer esse dinheiro vai fazer falta quando me deu uma vontade de entrar no google e pesquisar” MINHA 60D NÃO ABRE O FLASH OQUE FAZER” acreditem á primeira pagina que abriu foi essa do nosso amigo. levantei na hora chamei o mototaxi e fui lá no centro da minha cidade com a desculpa que precisava da camera para poder fazer uma filmagem e ele me entregou e não paguei pelo serviço pois ainda estava para olhar, sentei de frente o computador li e vi as fotos e falei e agora ou nunca, quando olhei a camera na sapata uma das abas estava levantada ea outra totalmente colada. peguei logo a tesoura pequena pois aki não tinha palito.
    foi como um remedio tiro e queda voltou a funcionar.
    Vejam so se não fosse este post oque seria de noso bolso? na verdade ele mereçe que seja R$ 10,00 reais pra ajudar a manter este site, blog.
    desejo a voce criador deste post sucesso, saude, vitoria, felicidade. alegria tudo de bom pra ovce e toda sua familia. posso te chamar de genio.
    obrigado me passa seu face pra eu te adicinar pra sermos amigos.
    obrigadooooooooo!!!!!!

  31. Claudio BRAZIL Google Chrome Windows says:

    Muito obrigado pela dica, ja havia desistido de tentar soltar esse flash, ia pra assistencia essa semana, valeu mesmo.

  32. Davi BRAZIL Google Chrome Windows says:

    Olá foi de grande ajuda problema resolvido! muito Obrigado!

  33. Hailu Bekele Google Chrome Mac OS says:

    Thank you.!!!!
    I had the same problem on my canon XTi camera. I tried the above post.
    My Camera problem is solved. The built in flash is pop-up and shot fine.

  34. Sheila BRAZIL Mozilla Firefox Windows says:

    Boa Noite!
    Preciso de um help… rs
    tenho uma T2io tal do pininho q tem em um dos lados afundou de vez e não sei o q fazer para ele voltar.
    tem alguma dica?

    Obrigada

    • Bom dia Sheila.
      Já testou a dica deste artigo? … rs

    • Sheila BRAZIL Mozilla Firefox Windows says:

      Já sim tds, fui lendo e fazendo…
      acho q vou ter q mandar para assistencia mesmo!

      será q é muito arriscado tirar a parte de metal do flash?

    • Andrieferson BRAZIL Internet Explorer says:

      Tenho o mesmo problema da Sheila so que em uma T3i, no lado esquerdo não tem o pininho ou ele está muito afundado. Alguma dica mano?

    • Tente usar uma lupa para verificar a existência ou não do pininho e se este está realmente travado.

Deixe um comentário

me avise ao postarem uma resposta.