O que é IPTC data e sua importância em microstock sites e em sua HD – Ganhe muito tempo!

Se este artigo lhe ajudar, por favor, considere em retribuir também. Obrigado.


Olá pessoal! Hoje vou dar uma dica muito importante sobre o IPTC para quem usa microstock sites e/ou quer ter suas imagens fáceis de serem localizadas em seu disco rígido (HD – Hard disk).

No início de minha vida de microstocker eu desconhecia tal funcionalidade e se eu tivesse conhecido isso antes, ah seria uma beleza a economia de tempo que eu teria ganho em preencher dados das imagens para microstock sites, bem como localizar minhas imagens em meu computador!

O que é IPTC?
Bem, o IPTC data é um tipo de grupo de informações que vão embutidos nos arquivos de suas fotos digitais tornando-se parte da foto e é utilizado pela Adobe, Microsoft, Corel, etc. Estas informações podem ser título da imagem, descrição, palavras-chaves, autor, direito autoral, coordenadas de GPS, e muitas outras mais. Atualmente muitos programas conseguem ler e alterar tais informações ou há programas específicos para tal os quais mencionarei mais para frente. O IPTC também chamam de metadados das imagens. Existem outras formas de colocar dados nas imagens que veremos mais adiante. Tem programas que não usam metadados ou IPTC como padrão, ou seja, usam seu próprio banco de dados no próprio programa. Fuja disso se quer manter um padrão para os microstock sites e/ou entre os programas. Sempre use IPTC!

Para o uso em microstock sites e localizar em sua HD o que vai interessar em preencher são os seguintes campos:

– Autor;
– Título;
– Descrição;
– Palavras-chave.

Demais dados fica ao seu critério se deseja ter uma base de dados mais completa em cada imagem ou quer realmente ganhar tempo somente com o necessário.

Qual a importância do uso do IPTC em microstock sites e na HD?
Se você não é exclusivo em nenhum microstock site e está enviando suas imagens para múltiplos sites, utilizar o IPTC vai lhe poupar muito tempo, pois os microstock sites atualmente conseguem ler alguns campos do IPTC, sendo assim, não vai precisar preencher novamente para cada cada imagem enviada os dados como título, descrição e palavras-chaves em cada site diferente. Infelizmente as categorias ainda não são interpretadas pelos sites e terá que inseri-las manualmente em sites que pedem para categorizar imagens, mas já é uma enorme economia de tarefa e tempo! Já imaginou ter que digitar tudo de novo para cada imagem? Loucura! Além do uso do IPTC nos microstock sites, poderá usar as palavras-chaves para localizar a imagem em sua HD.

Como inserir dados no IPTC da imagem?
A maioria dos programas editores de imagem permitem a inserção de dados IPTC como Adobe Photoshop, Lightroom, Corel, Etc. Ao tratar sua imagem no Photoshop ou em qualquer outro editor, eu recomendo já inserir tais dados. Pegando por exemplo o Photoshop CS5, para adicionar os dados basta ir no menu File > File info… (CTRL-ALT-SHIFT-I) e clique na aba IPTC. Nesta aba eu particularmente preencho os seguintes campos: Creator (em IPTC contact), Headline, Description, Keywords (em IPTC content), Title (em IPTC Status) repetindo o que está em Headline. Ao concluir clique em ok e salve seu arquivo. Pronto!

Outros programas que podem lhe ajudar a editar o IPTC das imagens já salvas são o XnView, Exif Pilot ou ExifToolGUI.

Atenção – Muito importante:

Não salvar para WEB no Photoshop ou qualquer outro programa, pois vai perder tais informações uma vez que ao salvar para web os programas tentam reduzir ao máximo os kbytes e por isso tais dados são excluídos do arquivo. Sempre confirme se os dados permaneceram na imagem salva quando utilizando outros programas pela primeira vez.

Como procurar uma imagem na HD com IPTC?
Uma vez que você já inseriu os dados IPTC em sua imagem e se você usa um PC, indo no Windows Explorer na pasta de suas imagens, vá no canto superior direito onde tem o campo pesquisar (com um ícone de lupa) e digite a palavra chave que está procurando e o Windows Explorer irá filtrar somente as imagens contendo a palavra procurada. Você pode usar coringas com o asterisco. Por exemplo se quer achar nome de arquivo ou palavras-chaves que contenha a palavra metal, use *metal*, isto trará resultados como metal, metalplate, metalúrgica, etc. Não mencionei no Mac, pois não possuo um para descrever. Desculpem me os usuários de Mac. A propósito, Apple ou lojas da Apple, fiquem a vontade em doar um via BemDoado.com.br

Bem, espero poder ter elucidado um pouco mais sobre IPTC. Se tiver alguma dúvida deixe um comentário que se eu puder ajudar, assim o farei ou nada como usar o Google para achar mais informações. ;0)

 



Se algo aqui no iLucato foi útil para você, considere em retribuir das seguintes formas:1 - Contribua aqui com o montante que achar justo pela ajuda recebida e me empolgue a criar novos videos e artigos; 2 - Compre Equipamentos e Acessórios para Fotografia e outros com Lucato ML no MercadoLivre. São mais de 12 anos no MercadoLivre e 100% de reputação positiva. Obrigado antecipadamente.


Arquivdo sob: Banco de ImagensDestaquesfotografiaiLucatoMicrostockProgramas

Tags:



Minhas imagens mais recentes a venda no Shutterstock:








RSSComentários (2)

Deixe um comentário | Trackback URL

  1. Rosa Google Chrome Mac OS says:

    Alguém sabe me dizer se as categorias podem ser inseridas nos metadados e se os sites de microstock conseguem ler?

Deixe um comentário

me avise ao postarem uma resposta.