Posso usar imagens que acho na Internet?

Se este artigo lhe ajudar, por favor, considere em retribuir também. Obrigado.

possousarimgagensdainternet600x200_pt
Existem formas de se utilizar imagens que você encontra na web, mas saiba que só porque uma imagem está na Internet (ex: sites, redes sociais como facebook, etc) não quer dizer que esta imagem é de domínio público, gratuita e não tenha direitos autorais. Você NÃO pode pegar uma imagem da Internet que encontrou através de buscas feitas no Google, Yahoo e outros sites de buscas e achar que se modificá-la poderá utilizá-la sem autorização do criador ou sem comprar a licença de uso. Erro grande! Nem mesmo sem modificá-la, tanto para uso comercial ou pessoal. Ou seja, mesmo que não seja para utilização comercial, só porque pretende utilizar para trabalho escolar, seu site pessoal ou em redes sociais, não pode! Conforme artigo 7º, inciso VII da Lei 9.610/98 e no artigo 33º “Ninguém pode reproduzir a obra que não pertença ao domínio público, a pretexto de anotá-la, comentá-la ou melhorá-la, sem permissão do autor”. Além disso, nos 41º e 44º artigos da mesma lei informam que “o prazo de proteção dos direitos patrimoniais sobre obras audiovisuais e fotográficas perduram por 70 (setenta) anos contados de 1º de janeiro do ano subsequente ao de seu falecimento, obedecendo a ordem sucessória da lei civil”. Ou seja, só porque está na Internet não torna qualquer texto, imagem vídeo, etc; de domínio público e nem permite seu uso, seja comercial ou não, aplicando-se ainda, aquele que viola os direitos de autor, sanções de natureza civil e penal. Então, se utilizar uma imagem, vetor, ilustração, áudio, vídeo ou até mesmo texto “pegando” da Internet, saiba que você poderá estar infringindo a lei de direitos autorais e estará colocando você e seu cliente em risco por causa de poucos reais/dólares por não querer adquirir uma licença de uso, além de prejudicar o artista que gastou tempo e dinheiro produzindo tal arquivo, comprando equipamentos caros para produção, alugando locações, contratando modelos, etc. Além disso esta imagem que o fotógrafo vende na Internet é  para sustentar a ele e a família. Portanto, se encontrar um arquivo que queira utilizar, descubra a fonte e onde este está sendo vendida a licença de uso associada a ela. Muitos tipos de licença permitem usar a mesma imagem em diversos trabalhos sem ter que comprá-la novamente. Então, assegure você e seu cliente e não corram o risco de serem processados, com certeza pode sair muito, mas muito, muito mais caro! Existem sites distribuindo imagens dizendo que são gratuitas e não são, pois foram roubadas e estão sendo distribuídas gratuitamente, então não corra tal risco. Compre seu arquivo de uma fonte segura ou tenha certeza de estar utilizando imagens sob licenças gratuitas de fontes seguras ou com autorização do criador. Como se diz em inglês “Better be safe than sorry”, ou seja, melhor prevenir do que remediar.

É muito comum um cliente chegar e dizer coisas do tipo, “Pega da Internet”, “Escaneia daquele folheto”, “Usa esta imagem que encontrei”, etc. Não caia nessa! Por um baixo custo você pode incluir em seu orçamento as imagens que pretende utilizar e dormir tranquilo(a), além de entregar um trabalho de excelente qualidade. Além disso, a maioria destes sites microstock, ao você se cadastrar, eles oferecem semanalmente imagens grátis, vetores, vídeos, então você pode baixar tais arquivos e ir criando o seu próprio banco de imagem para futuros usos.

Você pode encontrar imagens de alta resolução em bancos de imagem (agências microstock), além de ilustrações, arquivos de áudio, videos e outros por preços bem acessíveis ao seu bolso e ao bolso do cliente. Eis algumas agências que você pode adquirir tais arquivos a baixo custo:

iStock – lucato – http://tinyurl.com/8wf2m9h
Shutterstock – lucato – http://shutr.bz/IQOiyB
Dreamstime – lucato – http://bit.ly/1m3hkw0
Fotolia – lucato – http://bit.ly/1tzdVca
Depositphotos – lucato – http://bit.ly/RTsifj
Bigstock – lucato – http://bit.ly/1mFUj3F
Photodune – lucato – http://bit.ly/1kf1Nxk
123RF – lucato – http://bit.ly/1m3hCml

Compartilhem esta informação.

Assista esta criação bacana da GettyImages sobre o assunto em vídeo.

Se algo aqui no iLucato foi útil para você, considere em retribuir das seguintes formas: 1 - Compre Equipamentos e Acessórios para Fotografia e outros com Lucato ML no MercadoLivre. São mais de 10 anos no MercadoLivre e 100% de reputação positiva; 2 - Contribua aqui e me incentive a criar novos artigos, vídeos, etc; ou aceite meu convite e cadastre-se no Patreon".


Arquivdo sob: Banco de ImagensCotidianoDesignDestaquesfotografiaiLucatoImagemInternetMicrostock

Tags:



Minhas imagens mais recentes no Dreamstime.







RSSComentários (0)

Trackback URL

Deixe um comentário

me avise ao postarem uma resposta.