visit

Veja como identificar se uma câmera ou lente Canon/Nikon é recondicionada

Se este artigo lhe ajudar, por favor, considere em me ajudar também. Obrigado.

Pessoal, eis aqui uma dica para quando for comprar sua câmera digital. Sua câmera pode estar na caixa novinha, plásticos, manuais e com aparência de nova, mas pode ter sido recondicionada ou como dizem em inglês Refurbished e podem estar lhe vendendo ao preço de uma nova. Fiquem atentos com certas lojas ou vendas na Internet as vezes oferecendo o mesmo preço de uma nova ou também descontos exorbitantes de até 50% do valor da nova.
Recondicionada/Refurbished quer dizer que a câmera foi consertada por algum motivo ou foi retornado ao fabricante e o mesmo pois de volta ao mercado, mas o fabricante não pode por de volta ao mercado e vender como novo. Um exemplo dos motivos de voltar ao fabricante é como por exemplo onde o consumidor utiliza o produto por 7 dias ou em outros países 30 e depois devolve ao lojista sem questionamentos. Neste caso não pode retornar ao mercado na caixa original e sim em uma caixa diferente. Estes são testados pelos fabricantes.

Algumas dicas de como identificar se minha câmera Canon/Nikon é recondicionada:
– A maioria dos fabricantes fazem uma marcação física bem próxima o número de série.  Esta marcação é um pequeno furo, como batido a ponta de um prego, derretido por um alfinete ou até mesmo furado por uma pequena broca. (Veja a imagem abaixo);

– Esta marcação física fica bem próxima o número de série tanto para o corpo da máquina quanto para lentes destacáveis em máquinas DSLR;
– Tome cuidado com etiquetas coladas sobre os finais dos números de série no corpo das máquinas e/ou lentes, pois pode ser um “macete” para esconder o pequeno furo que indica que foi recondicionada/refurbished.
– As caixas dos produtos recondicionados de fábrica/refurbished são geralmente embalados em uma caixa, branca lisa ou kraft somente com logotipo ao invés da embalagem completa com gráficos, fotos, textos detalhados, etc como nas de varejo. Pode ou não aparecer escrito no exterior caixa Refurbished, Refurbs ou Refurb que quer dizer remanufaturada/recondicionada. (Veja imagem abaixo);

– Caso a caixa seja a original cheia de fotos, gráficos e textos, compare o número de série da câmera/lente com o número de série na caixa original e cuidado com etiquetas coladas sobre estes números na caixa que pode ser um “macete” para esconder o número original.

Bem, são estes apenas alguns toques para você não comer gato por lebre. Boas compras! Ah, por falar em boas compras, se você quiser comprar equipamento fotográfico seminovo e super bem cuidado, estou vendendo alguns no MercadoLivre. Clique aqui para ver os produtos. Lá você poderá pagar em vezes ou pagar à vista em um transferência bancária. Qualquer coisa fale comigo. Veja um comentário do visitante aqui do blog, Felipe, que comprou um câmera comigo:

“Olá, garela… Deixo aqui claro minha satisfação com as indicações do Ilucato. O mesmo me passou um e-mail com diversas lojas de qualidade e de confiança. Porém, optei por comprar uma de suas câmeras que ele me disse que estava vendendo. Ontem (05/07) fui pegar com ele a Canon 500D (T1i) KIT com lente 18-55mm e sinceramente, parece que nunca foi usada. Está INTACTA! Poucos profissionais na área cuidam tão bem de seus equipamentos!
Indico eternamente como vendedor de confiança, além das demais qualidades profissionais demonstradas nesse blog. Vejam o perfil dele no MercadoLivre com algumas coisinhas dele a venda: http://bit.ly/ObbYy2
Ah, ele é gente finíssima também… Me deu um resumão de como funciona câmera, porque sou beeeem leigo!
Abraços Luis e obrigado!”

Agora sim, boas compras! :0)

Uma mão lava a outra: Se este artigo lhe ajudou, por favor, me ajude contribuindo com qualquer quantia via PagSeguro ou via PayPal para me incentivar a criar novos artigos e ajudar a cobrir os custos do site. Compartilhe este artigo também com seus amigos usando os ícones abaixo. Obrigado!


Arquivdo sob: CâmerasDestaquesDicas e truquesfotografiaiLucato

Tags:



Minhas imagens mais recentes a venda no Shutterstock:








139 comments on “Veja como identificar se uma câmera ou lente Canon/Nikon é recondicionada

  1. Alex BRAZIL Google Chrome Mac OS em disse:

    Oi!
    Este post me ajudou muito na hora de comprar a minha camera. Fiquei atento a todos estes pontos e dicas que passou. Mas agora estou com um frio na barriga se fiz a compra certa ou se é apenas preconceito.

    Porque comprei a minha Canon 70D em SP na Santa Efigenia. Em um stand bacaninha que encontrei ótimas referencias no facebook.

    Já estou com ela comprada, na mão. Linda, novinha, sem a marca de recondicionado, com o número de série do corpo igual ao número de série da caixa, tudo como manda o figurino. Bem bacana e funcionado perfeitamente.

    Mas comprei ela com um preço legal, paguei a vista e tal, mas o preço chegou a ficar abaixo da BHPhotos por exemplo (convertendo o dollar). Ou do site oficial da Canon (que é um absurdo de caro).

    Depois de comprada é que ai fui futucar e fui percebendo … a caixa tem também escrito em espanhol, o manual também tem espanhol. Ai matei!! provavelmente foi trazida do Paraguai! opa! arregalei os olhos!! rsrsrs

    Minha dúvida e frio na espinha é: Tem alguma diferença a camera ter esta origem? Ela é perfeita, nenhum mínimo sinal de ter sido aberta, tranquilo de não existir falsificação (Pela qualidade, impossível mesmo se existisse esse produto falsificado), tudo funcionando perfeitamente e normalmente, fabricação Japão na etiqueta abaixo. Tudo zeradinho com estas condições que você falou acima. Garantia de 3 meses para troca por outro produto e de uma ano para qualquer outro defeito (não causado por um queda, claro :)), com a nota de compra com CNPJ da loja, tudo certinho.

    Agora me conte :) você vai me matar do coração ou vai me aliviar rsrsrs tem alguma real diferença dele provavelmente ter esta origem?
    Vou ficar morrendo aos poucos aqui, antes de você postar a sua resposta.

    ah! estou bem feliz com ela!!

    Desde já muito obrigado.
    Abrs

    • Boa tarde Alex. Certamente lojas como B&H, Canon ou até outras com estrutura física podem ter preços mais elevados que lojas somente online ou atravessadores. Quanto também estar escrito em espanhol tem manual com 8 traduções e isso não quer dizer nada em relação a origem. Se tomar um Suco Sufresh, vai estar em dois idiomas a embalagem. Veja na base da câmera e deve estar escrito provavelmente “La garantia soy yo”. Brincadeira. Deve estar MADE IN JAPAN ou MADE IN CHINA, aposto que não estará MADE IN PARAGUAY. Empresas multinacionais fabricam em diferentes locais para atender a determinado país ou baixar custos de produção. Tem empresa que produz ao mesmo tempo em EUA, Alemanha, Japão, Malásia, China, Austrália e Singapura e todos locais seguem o mesmo padrão de qualidade. Acho que pode ficar tranquilo e tirar suas fotos, que aposto deve estar tudo funcionando ok.
      Boa sorte e sucesso.

  2. Rochele Mozilla Firefox Windows em disse:

    Oi!
    Estou procurando uma câmera, e gostaria de ter acesso a essa lista de lojas de confiança. Vejo que um produto tem muita diferença de preço de um site para outro. Peguei referência de lojas no site da própria Canon, mas continuo em dúvida. Já tive uma experiência ruim com uma compacta da Sony que comprei em uma loja bem conhecida. Recebi uma câmera que parecia de brinquedo, de plástico. Consegui devolver, mas até hoje não sei se aquilo era do Paraguai ou se a Sony realmente teve coragem de colocar aquele produto no mercado.
    Fico grata se puder me ajudar!

  3. Denilson Mozilla Firefox Windows em disse:

    Gostei muito das suas dicas são bem explicadas, gostaria de saber se você conhece algum site confiável para que eu possa comprar uma Nikon D5100 ?
    obrigado!

  4. Dom BRAZIL Internet Explorer Windows em disse:

    Bom dia,
    Estou indo a Foz no inicio do mes de maio e estou pensando em adquirir uma D3200, tens ideia de alguma loja confiavel para tal no Paraguai? Alguma dica em especial?

    Obrigado

  5. Romulo BRAZIL Google Chrome Windows em disse:

    Amigo Lucato, nao precisa responder mais. Fui lesado por um hacker que invadiu o sistema no mercado livre. Eu e mais 30 pessoas.
    Isso em setembro do ano passado, ainda bem que a poeira ja baixou.

    • Romulo, desculpe, mas já havia lhe respondido com um email em set/12. Não sei do que está se referindo a não responder mais. Se não recebeu pode ter caído no Spam ou o email que cadastrou aqui não é o seu de uso. ;0)

  6. Rafael BRAZIL Internet Explorer Windows em disse:

    Boa tarde,

    Gostaria de receber esse e-mail com as lojas de confiança, e de saber se você conhece alguma dessas lojas na famosa Santa Ifigenia aqui em SP, pois estou querendo comprar uma T3i e achei por 1600, numa loja onde falaram que lá é vendido muita máquina recondicionada e tal estava por 1880. Não sei em qual comprar…

    Agradeço desde já e parabens pelo site!

    Abraços…

  7. Ebuzolo Mozilla Firefox Windows em disse:

    Olá! Ótimas dicas. Obrigado.

  8. Jean Gontijo Mozilla Firefox Windows em disse:

    Olá!

    Obrigado pelas dicas com relação a isso. Descobri que tenho uma cam recondicionada e nem sabia hehehe minha guerreira Canon A610. Mas paguei bem abaixo do preço na época e estou com ela desde 2006. Até hj só tive de trocar um flat do lcd e esta bala ainda.

    Queria uma T4i tbm… Onde será que arrumo confiavel (e nova!)? Há mta variação de preços na net…

    VLW!

  9. Crepaldi Google Chrome Windows em disse:

    Parabéns pelo trabalho, suas dicas são esclarecedoras para leigos no assuno como eu.
    estou interessado em comprar uma Nikon P510, poderia me ajudar indicando um bom lugar.
    Grato.

  10. Diego BRAZIL Google Chrome Windows em disse:

    Olá, estou procurando para comprar uma T4i, quais lojas você pode me indicar que são de confiança e tem um preço bacana?

    Obrigado!

  11. Thiago BRAZIL Internet Explorer Windows em disse:

    Olá Lucato, primeiramente, parabens pelo blog e pelo post. Assim como nosso amigo Wendel acima, estou querendo uma Canon T4i. Achei vários valores na internet, mas você conhece alguma loja com bom preço e confiança? Obrigado.

  12. Wendel Google Chrome Windows em disse:

    Olá Lucato, estou querendo comprar um Canon T4i como um bom preço. Fui na Paulista e encontrei preços bons. Queria uma indicação de alguma loja de sua confiança. Pode me ajudar? Valeu…

  13. Camilla Gomes Google Chrome Windows em disse:

    Olá Lucato. Por favor gostaria de alguma indicação de lojas que vendam uma Canon T3i. Ficaria muito grata.
    Abraço

  14. Romulo BRAZIL Google Chrome Windows em disse:

    Amigao, to querendo comprar um SX40 HS que nao seja Refurb, encontrei uma no ML bem barata, mas estou com receio de vir ser, o que eu faco? De qualquer forma o vendedor ta dando 1 ano de garantia. veja o que ele oferece:

    10% de desconto (R$862,00) + Pac GRÁTIS + Bolsa + Tripé + 16Gb Class10 + Envio imediato

    • Cuidado com preços muito baratos, a não ser que tenha a comprovação de amigos que já compraram e não tiveram problema com tal empresa. Fique atento.
      Romulo, vou lhe enviar um email com outros comentários.
      Bom fim de semana.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos requeridos são marcados *

*

* Copie esta senha *

* Digite ou cole a senha acima aqui *

Cheque abaixo a caixa de seleção se deseja receber avisos ao responderem